Odontologia

 

Ortodontia

É a especialidade odontológica que cuida da má oclusão dentária(mau pocisionamento dos dentes), e auxilia no desenvolvimento osteomuscular através de aparelhos fixos ou móveis.

Os aparelhos podem ser:

  • Ortopédicos — que auxiliam no desenvolvimento ósseo e muscular
  • Fixos:
  • Auxiliam na má oclusão dentária
  • Os aparelhos Fixos podem ser:
  • Metálicos tradicionais, autoligados (dispensam o uso de ligaduras elasticas) ou linguais
  • Estéticos Tradicionais ou autoligados

Dentística e Estética

É o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas ou indiretas, facetas e restaurações estéticas.

Prótese Dentária

Seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. É a área da odontologia que repõe ou restaura de forma indireta ( laboratorial) os dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos ) que podem ser unitárias ou múltiplas sobre dentes naturais ou sobre implantes ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível, ponte móvel.

Cirurgia Buco maxilo facial

É uma especialidade da odontologia, que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal e anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula. É responsável por simples extrações dentárias á extrações de cisos, bem como cirurgia de remoção de cistos.

Implantes Dentários

São suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Endodontia (tratamento de canal)

É a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento da polpa dentária(nervo), de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas.

Medicina

Medicina da Familia

É a especialidade médica que busca a prevenção de doenças e a manutenção da saúde de um modo geral, resgatando a relação medico-paciente. Atende todas as faixas etárias e tende a resolver cerca de 80% dos problemas de saúde mais comuns da população, além de acompanhar todos os problemas de saúde, em conjunto com outros especialistas.

Nutrologia

É a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios emalefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.

O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.

Fonte: ABRAN

Cirurgia Plástica

É a especialidade médica que repara ou reconstrói deformidades físicas, presentes desde o nascimento (congênitas) ou causadas por queimaduras, traumas, doenças ou envelhecimento.É o meio pelo qual podemos melhorar função e aparência.

Nutrição

É um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica. Está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

Psicologia

É uma ciência que estuda o comportamento humano e animal e os processo mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes). O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente.

Psicoterapia De Orientação Analítica

Tecnica baseada nas teorias psicanalitica que visa proporcionar ao paciente um melhor entendimento do seu funcionamento mental (autoconhecimento) e a resolução de seus conflitos interno.

Psicologia cognitivo-comportamental

É uma forma de terapia objetiva, calcada em pesquisas científicas, que procura tratar os sintomas de maneira direta e eficaz, com ênfase no presente. Isto não quer dizer que não sejam tratados aspectos emocionais passados, mas sim que, inicialmente, o foco da terapia é o que mais aflige o paciente, e em grande parte esses problemas são pensamentos, sentimentos e comportamentos que estejam ocorrendo no dia a dia da pessoa. Em muitos casos (como depressão, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros).

Quiropraxia

É a “Profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema musculoesqueletico e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde em geral. Utiliza ajustes manuais, um movimento rápido e preciso normalmente acompanhado por um estalido da articulação manipulada, em todas as articulações do corpo, principalmente a coluna vertebral. O tratamento não utiliza medicamentos e nem cirurgia.” Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Fonoaudiologia

É o profissional responsável pela prevenção , avaliação,diagnóstico, tratamento da comunicação humana e distúrbios relacionados a fala e linguagem, assim como alterações relacionadas com funções auditiva,visual, cognitiva , orofacial , respiração , deglutição e voz.

População alvo: A intervenção do fonoaudiólogo é realizada a todas as faixas etárias, uma vez que as perturbações podem surgir em qualquer faixa etária.

Na criança

  • Atrasos no desenvolvimento da linguagem
  • Distúrbios específicos de linguagem
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Gagueira
  • Distúrbios vocais
  • Distúrbios articulatórios (fala)

No adulto

  • Afasia
  • Disartria
  • Apraxia
  • Verbal
  • Gagueira
  • Disfagia (Dificuldade de deglutição)
  • Voz

Massoterapia

A massagem é um conjunto de manobras manuais que atuam com a finalidade terapêutica, produzindo efeitos sobre todos tecidos corporais. Além disto, ela tem ação preventiva e paliativa. Temos massagem Terapêutica, Relaxante e Estética.